-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 9474 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ruy Teixeira, Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Ambi Brasil, Interface
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Fasano BH nasce da mistura de influências tipicamente mineiras com o despojamento sofisticado que a sua marca oferece, tanto a visitantes corporativos quanto àqueles que vem a turismo. Das ambiências das cidades históricas mineiras a uma paleta de cores e texturas que atravessa a terracota dos vasos de barro, o cobre das panelas de doce e a pátina dos móveis coloniais, sua arquitetura é caracteriza pelo cuidado ao aliar a rusticidade mineira com uma atitude legitimamente contemporânea e urbana.
Localizado no bairro de Lourdes, reconhecido polo gastronômico e de comércio de alto padrão, o hotel foi projetado sobre a estrutura de um edifício que já se encontrava no terreno e que liga duas ruas, formando um “L”. Um terreno vizinho foi anexado ao hotel permitindo a criação de um lobby com pé direito imponente e iluminação natural. Sua entrada é feita ao longo de um muro perfurado em tijolos de barro e levemente inclinado ao interior do terreno, convidando hóspedes e o público em geral para desfrutar do restaurante Gero e de eventos no bar Baretto.
Chapas em alumínio corten, que se alternam em superfícies perfuradas e lisas, revestem e dão unidade à estrutura existente. A inclinação daquelas que formam as janelas dos quartos e circulações dão maior ritmo e profundidade às fachadas. Os interiores do hotel associam a sofisticação da marca Fasano a elementos que remetem ao passado colonial mineiro, sem abrir mão do conforto e qualidade. Teares, madeira rústica, pátinas, pedra sabão, tijolos aparentes e outros materiais tradicionais unem-se a peças da Bernardes Arquitetura e de designers brasileiros de diferentes épocas para oferecer um ambiente atemporal, ainda que profundamente influenciado pelo rico repertório local.